Jon “maddog” Hall
Na indústria da computação desde 1969. Já foi programador, administrador de sistemas, gerente de produto, gerente de marketing técnico, consultor, professor universitário, autor de livros e revistas, e blogueiro.
Trabalhou com todos os tipos de arquiteturas, desde máquinas que não conseguiam armazenar seus próprios programas usando relés, válvulas e transistores discretos até o RISC-V atual… de microcomputadores a supercomputadores.
Conheci Linus Torvalds em maio de 1994 e trabalhei com ele para tornar o kernel do Linux de 64 bits e portátil entre diferentes arquiteturas de hardware.
Previ diversas tendências antes que elas acontecessem: a ascensão do Unix como sistema operacional, o uso de CD-ROMs para distribuição de software, a ascensão do Linux como sistema comercial e a necessidade de um produto de nuvem privado, seguro, ponto a ponto e de código aberto.
Viajei para mais de 100 países, a maioria deles mais de uma vez, e palestrei em milhares de conferências, universidades e empresas sobre Unix, Linux e Software Livre e de Código Aberto.
Desenvolvi diversos planos de negócios para várias empresas, incluindo duas linhas de negócios de um bilhão de dólares para a Silicon Graphics e duas linhas de negócios de um bilhão de dólares para a Digital Equipment Corporation. Prestei consultoria à IBM em seus planos e atividades iniciais de negócios de software livre e de código aberto (FOSS).
Ajudei a fundar a Linux International em 1995, defendi a marca registrada Linux, viabilizei o Projeto Base de Padrões Linux, o Instituto da Marca Linux e o Instituto Profissional Linux.
Autor do livro original “Linux para Leigos”, escrevi diversos artigos para o Linux Journal e a Linux Pro Magazine.
Presidente do Conselho do Instituto Profissional Linux de julho de 2015 a julho de 2024. Atualmente, sou “Presidente Emérito do Conselho“.
